Jogos NovosTop JogosDetonados, Dicas e TruquesMensagensVídeosPapel de ParedeClipes





Fifa Street
Já imaginou colocar os melhores jogadores da atualidade para bater uma bolinha na rua, em um jogo totalmente sem regras para punir faltas e sem laterais ou escanteios? Pois essa é a proposta de FIFA Street, que ainda tem, como outros elementos de jogo, dribles espetaculares, jogadas inacreditáveis e um festival de golaços. Já que não existe escolinha de futebol para ensinar toda essa ginga das ruas, foi preparado para você um guia completo dos comandos, algumas dicas úteis e tudo sobre o modo Rule the Street - onde dá para criar um jogador, montar o time e entrar em campeonatos.
Comandos
Direcional digital: firulas para provocar o adversário.
Analógico esquerdo: controla o jogador.
Analógico direito: driblar (: chapéu; :rolinho;
ou : corte para o lado).
X sem a bola: troca de jogador; com a bola: passe.
[] sem a bola: carrinho; com a bola: lançamento/tabela
(toque rápido ou profundo).
O sem a bola: empurrão; com a bola: chute para o gol.
/ sem a bola: interceptação; com a bola: drible/firula.
R1: corre.
L1: protege a bola e indica o posicionamento jogador. Trava a
posição do jogador e mantém a bola sob controle. Combinado
com um botão de drible, realiza movimentos complexos.

A lógica dos dribles
Para driblar, não basta pressionar o botão e esperar que a jogada se complete automaticamente. Antes de tudo, cada finta depende essencialmente da região do campo em que o jogador se encontra, de qual botão foi pressionado, e a posição e a açâo que o jogador desempenha no momento (está correndo, parado, andando, de frente, de lado ou de costas). Ou seja, um drible especial para a esquerda, na parte de cima da tela e com o jogador correndo, costuma resultar em uma tabela com a parede. O botão / normalmente realiza este tipo de açâo.
Gamebreaker
Para detonar com um superchute, é preciso encher a barra de Gamebreaker - que fica na parte superior da tela do mesmo lado que seu time - e pressionar L1+O quando estiver indo em direção ao gol. Lembre-se de mirar bem, para evitar que a bola vá direto para cima do goleiro ou estoure em algum adversário no caminho.
Assim é que se faz
? Quando tiver espaço, drible bastante e faça suas firulas com o botão /. Ao realizar essas combinações, sua pontuação será muito melhor. Além disso, é uma ótima opção para encher a barra de Gamebreaker e faturar um gol fácil. Cuidado com os exageros, pois você poderá perder a bola e sofrer com o contra-ataque.
? Os goleiros de FIFA Street são muito bons - pelo menos na maior parte do tempo - e nem sempre estar perto do gol significa uma boa oportunidade. Por mais estranho que pareça, a maioria dos arqueiros costuma deixar passar chutes de longa distância e defendem bicudas cara a cara.
? Economize o Gamebreaker. Quando sua barra encher, não se desespere para usá-la. Espere para usar a força do chute especial quando tiver certeza de que vai marcar o gol. O ideal é ficar de frente para o goleiro adversário, numa distância que permita mirar em um dos cantos - se você se aproxima demais, as chances de defesa aumentam. Desperdiçar o Gamebreaker pode significar sua derrota.
? Usar o botão L1 é legal para provocar o adversário, mas faça isso moderadamente. Utilize os dribles para complementar as jogadas e faça movimentos mais simples, para não se complicar e perder a bola. Quando limpar a jogada e o gol ficar aberto na sua frente, chute. Fazer belas manobras é bonito de se ver, mas marcar gois é seu objetivo principal e cada bola nas redes vale mil pontos, além de contar como um movimento decombo.
Criando um Personagem
Antes de entrar na melhor parte do jogo para se divertir, será preciso criar um jogador - que pode representar você dentro de campo. A tarefa é bem fácil: escolha um nome para o jogador e mais três opções vão aparecer.
Na primeira, você configura o corpo do atleta (cor de pele, altura, tipo corporal entre outros) e particularidades como tatuagens (podem ser colocadas em diferentes regiões do corpo).
Na segunda opção você define as características do rosto: forma, bigode, barba, cabelo, cor dos pêlos, tamanho do queixo, das orelhas, tipo de sobrancelhas, olhos, nariz e lábios.
Na terceira opção, você define a configuração do time: cores do uniforme, arte do distintivo, as características da camisa, do calção, dos ténis, das meias e pode optar até por acessórios como bonés, luvas e óculos.
Você faz o estilo do jogador e é claro que seria bacana tentar deixá-lo com a sua aparência. O momento mais importante é o que vem depois dessas opções: a divisão dos dois mil pontos de status. Há várias categorias para esses pontos serem distribuídos, e isso refletirá direta-mente no desempenho do atleta nas variadas funções que ele desenvolverá em campo. Procure deixar as coisas equilibradas para iniciar a uma carreira e deixe para melhorar os pontos principais quando estiver com uma boa equipe formada - então, você poderá investir em características que façam do jogador um bom atacante (força e precisão do chute), um bom meio campista (dribles) ou zagueiro de primeira (divididas).
Os aspectos aparecem na seguinte ordem na tela: Velocidade, Força do Chute, Precisão do Chute, Dribles e Divididas (o que inclui ombradas, interceptações e carrinhos). Com seu jogador criado, o jogo já pula para a criação do time.
Criando um Time
No início, seu time é bem fraco e conta com os jogadores criados por você e com outros genéricos. Faça sua escolha e coloque um bom jogador em cada posição: ataque, defesa e meio campo.
Para dar início a configuração do time, escolha um logotipo para representar a sua equipe. Dê um nome ao time e prepare-se para outras decisões importantes. Para selecionar os melhores jogadores, fique de olho em todas as características. Novamente vale a recomendação de montar uma seleção equilibrada nos aspectos mais importantes. Entre os pontos principais estão SPD, S.P., S.A., TRK e TAK, que aparecem na mesma ordem do personagem criado por você. A bola com o número no centro representa uma nota média do jogador, de acordo com suas habilidades, e embaixo está a posição em que ele joga: Keeper/goleiro, Defender/ zagueiro, Midfield/meio-campo e Forward/atacante.
Com um time montado, você estará pronto para iniciar a parte realmente divertida do game: os desafios de rua.
Dominando as Ruas
Jogando no modo Rule The Street, você precisa começar uma carreira do zero e conquistar seu espaço nas ruas. Para isso, será preciso jogar contra outras equipes, desafiar trios de jogadores famosos e participar de campeonatos em diversas localidades. Para não se perder na tabela, confira a explicação sobre todos os conceitos e o sistema de jogo que envolve este modo.

-HQ
Evolução
Na primeira opção você pode investir pontos para melhorar seu personagem. Este modo funciona da mesma maneira que a criação dos personagens e são gastos pontos SB para os investimentos. Para conseguir esses recursos, é necessário jogar amistosos, desafiar famosos ou participar de campeonatos. Com boas performances, a pontuação somada é alta e não demora muito para transformar seu jogador em um atleta perfeito e um dos melhores do mundo.
Análise e personalização do time
A segunda opção permite que você analise os rendimentos da equipe e faça alterações no visual. Funciona da mesma forma que a terceira opção utilizada para criar um jogador. Infelizmente não é possível adicionar pontos ou mexer nas habilidades dos jogadores, muito menos mudar sua aparência física.
Sala de troféus
Na sala dos trofeus não há muitas coisas para fazer. Você pode observar os trofeus que já ganhou e clicar nos espaços vazios para descobrir quais campeonatos precisa vencer para receber os prémios que completam sua coleção.
Menu de Opções
A opção Cameplay diz respeito a algumas características da partida em si. É possível optar por um dos quatro níveis de dificuldade para o adversário (Fácil, Normal, Difícil e Superdifícil), o replay das jogadas pode ser mantido ligado ou desligado e a distância da câmera pode ser ajustada. Também dá para conferir a configuração do controle e ativar a vibração.
Em Audio / Video você define o volume da voz do narrador, o volume da música, dos efeitos sonoros e do ambiente. Se preferir, ligue o modo TV Widescreen - com a tela mais esticada. Na terceira opção é possível alternar entre dois idiomas: inglês e espanhol. Na quarta opção deste menu você pode selecionar as músicas que vão tocar durante o jogo e ordená-las. Selecionando Menus, você indica que aquela trilha só pode tocar em telas de menu; In Carne, indica que ela é exclusiva do período de jogo; e On, toca o som em qualquer momento. Se não gostar de uma música, deixe-a na posição Off e livre-se dela para sempre. Com o botão círculo, é possível alternar o modo entre ?In Order? (as músicas tocam na sequência) ou Shuffle (aleatoriamente).
A quinta opção lhe dá a escolha entre auto-save - para salvamento automático sempre que possível - ou Prompt -você sempre será perguntado se deseja salvar o progresso.
Na tela de seleção de ?campos? existem várias localidades abertas - incluindo uma favela carioca - e mais um monte que estão fechadas e somente serão abertas conforme você progride nos campeonatos do modo ?Rule the Street?. Ao selecionar qualquer país já aberto, uma segunda tela aparece com várias opções de partidas. A primeira, Kick About, desafia um time local para um amistoso sem compromisso - utilize-a para ganhar pontos, melhorar o controle de bola e familiarizar-se com as jogadas mais impressionantes. A opção Upgrade Squad abre um desafio contra equipes formadas por jogadores famosos. Alguns exigem um preço (aposta em SB) antes de aceitar o jogo, outros não fazem exigência alguma (são marcados pela palavra Unlocked) e, os que já estão no seu grupo, ficam marcados como Acquired. Desafiando e vencendo o trio montado por uma estrela, você ganha a chance de ter esse jogador em sua equipe - essa é a única maneira de melhorar seus companheiros, então fique sempre de olho nas oportunidades de jogar com algum craque e, quando necessário, invista um dinheiro para desafiar algum dos mais difíceis.
A última opção é a Rule The Street. Aqui você paga uma taxa (em SB) para inscrever seu trio em um campeonato relâmpago. Ao vencer essa competição, você passa a ser considerado o ?rei da rua?, leva o trofeu local e avança rumo à conquista dos melhores do mundo. Outro motivo para continuar jogando são os diversos acessórios extras. Eles aparecem conforme você progride no jogo e aumentam as possibilidades do modo de customização de personagens.

Os modos de jogo
Game On
Coloca os jogadores direto em um partida, sem passar por telas de seleção de quadras ou escolha de jogadores para formar o time. Você só escolhe o lado que
vai jogar e o time, e a máquina cuida do resto.
Friendly
É o tradicional amistoso e nele toda a configuração é manual: o lado que vai jogar, o time, os jogadores que vão entrar em campo, a quadra e as regras (a partida termina após algum tempo ou quando um time marcar uma certa quantidade de gois).
Rule The Street
Enfrente as equipes locais em diferentes desafios e campeonatos. Vença, e sua carreira no universo do futebol de rua decolará.
Create a Player
Monte seu jogador, dê a ele as qualidades ideais e desfrute dos campeonatos com um atleta exclusivo.
Star Team
Esta opção é uma das mais divertidas. Dá para criar um time inteiro, personalizá-lo e ainda incluir qualquer jogador que esteja disponível no jogo. Ou seja, você monta uma seleção ?mundial de rua? e pode desafiar quem quiser.
Street Training
Nesta opção você pode assistir a um vídeo que demonstra os conceitos básicos do jogo. Se você não conhece a série Street, terá uma boa ideia de como os esportes são praticados na rua, em espaços improvisados e sem regras rígidas.

POR TRÁS DA PRODUÇÃO
Entrevista exclusiva sobre o futebol de rua da EA

Por Fábio Santana
FIFA Street marca a estreia do nosso amado futebol na série de esportes de rua da Electronic Arts. Para descobrir mais sobre como é criar um game desse naipe, fomos atrás de James McDermott, o gerente mundial de produto desse novo título. Confira esse bate-papo exclusivo.
SDP: Adaptar a jogabilidade de campo com onze jogadores para as ruas com apenas quatro deve ter sido um desafio e tanto, não?
JM: O ponto principal é que este é um game de futebol de rua no estilo árcade, ao contrário de FIFA Soccer, que é um simulador. FIFA Street se concentra nas jogadas de um contra um. O que manda é o estilo e, isso, garante mais sucesso. O jogo apresenta jogadas que você não veria em qualquer gramado, movimentos que os jogadores aperfeiçoaram nas ruas, exclusivos da cultura do futebol de rua mesmo. Seja mantendo a bola no alto e longe do adversário, desconsertando o oponente com a alavanca de dribles ou usando o chute GameBreaker para fazer um gol torpedo, FIFA Street é um jogo totalmente diferente.
SDP: Com tantas opções disponíveis, deve ter sido difícilchegar a uma lista final de cenários de rua. Pode nos dizer algo sobre esse processo seletivo?
JM: Nós queríamos garantir uma boa representação do futebol de rua global, então selecionamos dez locais diferentes. Nesta lista, asseguramos os berços de grandes talentos que são o Brasil e a Holanda como lugares de destaque, depois fomos adicionando outros lugares que davam a variedade de estilo, etnias e nações ao esporte.
SDP: Mais difícil do que essa seleção de cenários deve ter sido a escolha dos jogadores profissionais. Como foi esse desafio?
JM: Conseguimos uma bela lista de seleções: 16 delas, incluindo Brasil, México, Inglaterra e EUA. O jogo tem um enfoque especial na cultura do futebol de rua mundial, especialmente na Europa e na América do Sul. O mais importante ao escolher as escalações foi a credibilidade que cada um tem no esporte e também a possibilidade de eles fazerem essas jogadas na vida real. É impossível não incluir caras como Rooney, Ronaldo Fenómeno e Ronaldinho, além de quase todos os grandes jogadores brasileiros da atualidade.
SDP: Os jogadores foram modelados com extrema fidelidade. Além de emprestarem suas imagens, eles também fizeram captura de movimentos para jogadas individuais?
JM: Para FIFA Street, queríamos que a jogabilidade fosse uma representação real do futebol de rua. Para demonstrar a liberdade que os jogadores teriam no controle, fomos direto para a Europa consultar os campeões das ruas. A maioria dos conselhos (incluindo as jogadas) veio de jogadores de rua de verdade, como Lenny Netteb e Edward Van Gils. Esses caras vieram das ruas de Amsterdã e foram os campeões do Panna KO, um torneio mano a mano onde o objetivo é humilhar o adversário. Eles fizeram todas as capturas de movimento para as jogadas, sendo que muitas delas são usadas diariamente nas ruas.
SDP: O futebol é a paixão nacional aqui no Brasil. Você gostaria de mandar uma mensagem aos fãs brasileiros?
JM: Seus times, seu país e seus jogadores sempre trazem alegria e um jeitinho especial ao esporte. Vocês tornam o futebol o esporte mais divertido do mundo, apesar de eu ser fã da Irlanda, acho que temos mais ou menos os mesmos gostos.
SDP: Há planos para uma sequência de FIFA Street?
JM: Estamos esperando ansiosamente para ver a reação dos fãs. O game tem muitas coisas que as pessoas nunca viram antes e teremos muitas opiniões para nos basear se fizermos uma sequência. Este é apenas o começo de FIFA Street.




Gostou Vote: